Com a presença de praticamente duas centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e outros agentes desportivos, sócios honorários e de mérito desportivo, presidentes de câmara, patrocinadores, funcionários e colaboradores e outros convidados, realizou-se ontem à noite, dia 3 de junho, no BejaParque Hotel, a XXIV Gala dos Campeões da Associação de Futebol de Beja.

Uma festa bonita de convívio e confraternização, com distinção àqueles que pela sua regularidade se destacaram na época desportiva 2015/2016.

Nelson Medeiro foi o apresentador de serviço e a animação musical esteve a cargo do saxofonista Martinho Caeiro.

No ano do centenário do Clube Desportivo de Beja, já que comemora 100 anos no próximo dia 16 de Junho de 2016, a Associação de Futebol de Beja, homenageou o seu filiado, felicitando-o e desejando-lhe muitos êxitos desportivos.

FOTOGALERIA (Manuel Mestre / António Santos)

XXIV Gala dos Campeões

A receção a todos os convidados teve lugar na parte exterior do Hotel, com um catering e animação musical, seguindo-se o jantar de gala.

No seu discurso, o presidente da AFBeja, Prof. José Luís Ramalho, começou por agradecer a presença do Prof. Vítor Igrejas, presidente da Assembleia Geral da AFBeja, Prof. Pedro Dias, representante da FPF, membros dos órgãos sociais, presidentes das Câmaras Municipais e seus representantes, representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, presidentes e diretores dos clubes, árbitros e observadores, treinadores, atletas e restantes agentes desportivos presentes, sócios honorários e de mérito desportivo, patrocinadores, funcionários e colaboradores da associação, membros da comunicação social e restantes convidados.

“É com muito prazer que registamos e agradecemos a presença de todos vós nesta 24.ª Gala dos Campeões, festa de encerramento de mais uma época desportiva e de homenagem aos clubes e atletas que mais se distinguiram.

Permitam-me que comece por agradecer a honrosa presença do representante da FPF, o Sr. Diretor, Prof. Pedro Dias. A presença da FPF nesta Gala, é para a AFBeja, e para os nossos clubes, dirigentes e atletas, não só uma honra, como o saber que a Instituição máxima do futebol português, está atenta ao que se passa nas suas associações. Estas reconhecem e agradecem todo o apoio manifestado.

Aos senhores presidentes de Câmara e seus representantes queremos agradecer, não só a vossa presença nesta Gala, como todo o apoio que têm dado aos nossos clubes e à AFBeja, nomeadamente na cedência de espaços desportivos.

Aos senhores presidentes dos clubes, queremos agradecer a vossa presença e nas vossas pessoas, saudar todos os clubes filiados nesta associação.

Aos senhores sócios honorários e sócios de mérito desportivo desta associação, queremos agradecer a vossa presença, pelo fato de os senhores serem uma referência, regional e em alguns casos, nacional, para a família do futebol. Gostaríamos, ainda, de agradecer a presença de todos os atletas, treinadores, árbitros e outros agentes desportivos, pois foram os senhores que permitiram, que esta época desportiva decorresse com a normalidade desejada.

Queremos, nesta festa de campeões, felicitar todos os clubes que, por mérito próprio, foram os vencedores, de campeonatos e taças de futebol e de futsal, promovidos pela AFBeja, e que daqui a pouco irão receber os respetivos troféus. Queremos, ainda, felicitar os clubes que tiveram equipas, a participar em campeonatos nacionais de futebol e de futsal, e que conseguiram assegurar a manutenção nos respetivos escalões, em que estavam a participar.

Aos senhores árbitros e observadores que foram promovidos aos escalões superiores apresentamos as nossas felicitações e fazemos votos para que continuem a dignificar a arbitragem distrital e a honrar o conselho de arbitragem e a AFBeja.

Por último, é com muito prazer que felicitamos duas personalidades da arbitragem distrital e nacional: o Dr. Albano Fialho e a Dra. Ana Brochado que amanhã irão ser eleitos para cargos da arbitragem nacional. As altas funções que em breve irão desempenhar, são a recompensa pelo vosso trabalho e o reconhecimento da vossa competência e seriedade, e são, podem crer, um grande orgulho para a arbitragem distrital, para a AFBeja, mas, especialmente para o nosso conselho de arbitragem.”

E continuou recordando o que de mais relevante aconteceu ao longo do mandato “Há quatro anos, aquando da nossa candidatura, vários foram os objetivos que nos propusemos atingir. Objetivos esses que na sua maioria foram, quanto a nós atingidos. Porém, estamos bem conscientes, que outros houve, que ficaram aquém da nossa vontade.

Em relação à época desportiva de 2011/2012, neste momento aumentámos em 15% o número de inscrições de jogadores de futebol sénior e igualmente mais 15% de praticantes nos escalões de formação.

No que se refere ao futsal pensamos que as bases para a sua consolidação na AFBeja, estão lançadas. O campeonato de seniores masculinos tem-se realizado com 13/14 equipas por época, enquanto o campeonato de seniores femininos se realizou este ano com 5 equipas. Mas para que o futsal se afirme definitivamente, temos que ter equipas a participar nos diferentes escalões de formação. E apraz-nos registar que esta época, tivemos pela primeira vez, nos escalões de formação 94 atletas inscritos. É certo que são poucos, mas a semente está lançada e em breve teremos o futsal, tanto masculino como feminino, como grande modalidade da nossa associação.

O apoio ao futebol e ao futsal passou também pela aposta nas seleções dos diferentes escalões de formação, desde os sub13 até aos sub21. Participámos em todos os torneios organizados pela FPF, assim como noutros torneios com associações congéneres, por nós organizados e que se realizaram em diferentes locais do nosso distrito.

Esta aposta, levou à realização de muitos treinos e muitos jogos, e exigiu a contratação de mais técnicos e colaboradores, mas é justo recordar que sem o apoio dos clubes e dos pais dos atletas, nada disto teria sido possível. Por tudo isto, o nosso público agradecimento.

A AFBeja, reconhecendo o esforço dos clubes e a sua aposta na formação procurou, sempre que pode, apoiá-los. Assim, todo o futebol e futsal, principalmente os escalões de formação, têm vindo a receber incentivos para o desenvolvimento destas modalidades.

A aposta que a AFBeja fez, ao longo destes anos, não foi apenas nos jovens futebolistas, foi, igualmente, na formação de treinadores, de árbitros e observadores. Neste momento, temos 4 cursos de formação de treinadores em funcionamento, dos quais 3 são de treinadores de futebol e 1 de treinadores de futsal.

No que se refere à arbitragem, para além das muitas ações de formação realizadas ao longo de cada época, há a referir a realização de vários cursos para jovens árbitros, o que nos permite afirmar, neste momento, que o futuro da arbitragem regional está assegurado. Pelo trabalho desenvolvido, o conselho de arbitragem e a comissão técnica de arbitragem, bem como todos os formadores estão de parabéns pelo excelente trabalho que, ano após ano, têm vindo a fazer.

Gostaria agora de recordar que desde sempre, nos propusemos desenvolver uma gestão de proximidade e de igualdade para com os clubes. Penso termos conseguido, ao longo destes anos, tratar todos os clubes de igual forma, certamente, não tendo satisfeito todas as suas reivindicações mas, concerteza, ao satisfazer a maior parte delas, o fizemos com critérios de igualdade.

Neste balanço não poderia deixar de referir a aquisição da sede da AFBeja, um velho sonho que todos alimentávamos. Não foi fácil, pois estávamos a viver um momento profundamente difícil em termos económicos, financeiros e sociais. Em boa hora nos decidimos pela aquisição de uma sede, com um espaço condigno, adequado e funcional, o qual proporciona boas condições de trabalho e enriquece o património da associação e de todos os seus filiados.

Para esta operação foi necessário, algum arrojo e confiança na obtenção de apoios financeiros. Felizmente encontrámos na FPF, noutras Instituições e em amigos do futebol respostas ao nosso apelo. Foram estes apoios que nos permitem, hoje, afirmar que a AFBeja nada deve a ninguém.

Este é, pois, o momento para agradecer às Instituições, patrocinadores, funcionários, colaboradores, dirigentes e apaixonados pelo associativismo desportivo, por, ao longo dos anos, terem sempre respondido afirmativamente às solicitações que, por nós, lhes foram apresentadas. Neste reconhecimento e agradecimento, queremos incluir a comunicação social, que sempre esteve connosco, e sempre foi a grande divulgadora das nossas iniciativas desportivas.”

 

O presidente da AFBeja terminou o seu discurso dizendo que não será candidato nas próximas eleições.

“Terminado este meu mandato e na sequência da alteração dos Estatutos, aprovada na Assembleia Geral realizada no dia 27 do passado mês de abril, as novas eleições para os Órgãos Sociais desta associação irão realizar-se, no próximo dia 23 de Agosto, eleições essas às quais não me irei recandidatar.

Caros filiados, colegas e amigos

Hesitei muito até tomar esta decisão, mas prevaleceram as ideias que sempre nortearam a minha vida, nomeadamente:

- Sempre ter considerado que as lideranças de quaisquer mandatos devem ser limitadas a períodos compreendidos entre 8 a 10 anos, o que aconteceu quando estive à frente da direção da Escola Superior de Educação, do pólo de Beja da Universidade Moderna ou da presidência do Instituto Politécnico de Beja;

- Sempre ter evitado trabalhos de rotina e procurado liderar projetos que implicassem novos desafios;

A estes dois fatores acresço alguns de ordem pessoal, pelo que não me irei recandidatar.

Porém, quero deixar bem claro que foi em boa hora que aceitei este cargo.

Pessoalmente, foi para mim um enorme desafio, uma nova experiência e, sobretudo, um grande privilégio ter servido a AFBeja, pois penso que as Instituições Associativas precisam de pessoas que as sirvam e não daquelas, que delas se querem servir.

E, é porque penso que a AFBeja só pode estar orgulhosa do seu passado e confiante no seu futuro, que considero ser agora, o momento certo para dar o lugar aos mais jovens.

Espero que a maioria daqueles que fizeram parte da minha vasta equipa sejam candidatos ao próximo mandato. Mas, seja qual for a equipa eleita para a nova direção da AFBeja desejo-lhe as maiores felicidades, e caso queira, essa nova direção, pode sempre contar comigo.

Aos colegas e amigos dos Órgãos Sociais da AFBeja, em especial aos membros da direção e aos funcionários o meu muito obrigado pelo respeito e pela amizade que se estabeleceu entre nós.

Aos clubes e às suas direções o meu agradecimento, por terem confiado nas minhas capacidades de gestão e me terem eleito nestes meus dois mandatos, tendo-me dado a honra de ter podido trabalhar em prol do futebol, causa que sempre me apaixonou e continua a apaixonar.

A todos, muito obrigado.”

O Prof. Pedro Dias, representante da Federação Portuguesa de Futebol, aproveitou o momento para elogiar todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AFBeja, terminando a sua intervenção, lendo uma mensagem do presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes.

Seguiu-se a entrega dos prémios àqueles que se distinguiram durante a época 2015-2016, com a entrega de prémios individuais e coletivos.