A AFBeja foi uma das nove associações a nível nacional que aderiu ao projeto do Cartão Branco, que visa essencialmente promover uma atitude positiva de fair-play em todos os agentes desportivos.

No dia 20-01-2018, no jogo de Benjamins entre o Moura AC e o Despertar SC, foi exibido pelo árbitro, Edgar Ramos, um cartão branco ao jogador n.º 8 da equipa do Despertar SC, Martim Venâncio, em virtude do comportamento irrepreensível do jogador em pedir ao árbitro para o abraçar em pedido de desculpas pelo comportamento do pai.

Refere o relatório do árbitro que “ao minuto 15 do 1.º momento do jogo de Benjamins entre o Moura AC e o Despertar SC, o pai de um jogador da equipa B, estava a causar distúrbios e a ameaçar-me. Logo de seguida solicitei ao delegado da equipa A a presença da PSP.

Quando nada se previa o jogador n.º 8 da equipa B dirigiu-se a mim e disse - árbitro posso dar-lhe um abraço - e eu disse logo que sim e de seguida diz-me - árbitro, quero pedir-lhe desculpa pelo mau comportamento do meu pai.

Vendo que o jogador estava a reconhecer a atitude do pai que não estava a ser a mais correta, decidi dar o cartão branco (cartão fair-play).”

Numa época em que vivemos tempos algo conturbados a nível desportivo é de assinalar e realçar tal comportamento.