Beja recebeu a primeira ação de formação de guarda-redes - Projeto 1 que a Federação Portuguesa de Futebol lançou esta época e que tem como patrono João Benedito.

A apresentação da ação decorreu no Auditório Dr. Covas Lima, com a presença do presidente da AFBeja, Pedro Xavier, do selecionador nacional, Jorge Brás, do patrono do projeto, João Benedito e do coordenador / treinador, Ricardo Azevedo.

Este projeto prevê chegar a cerca de 80 guarda-redes e a mais de 300 treinadores em todo o país.

Através deste “Projeto 1” a FPF tem como objetivos fundamentais:

– Colocar a FPF como referência internacional na formação de guarda-redes de Futsal de excelência;

– Aumentar o número de guarda-redes com desempenho elevado para integrar as seleções nacionais de formação;
– Qualificar e valorizar a posição de guarda-redes e treinadores;

– Melhorar e fomentar metodologias de treino específico de guarda-redes;

– Melhorar e aumentar a deteção e seleção de guarda-redes de Futsal;

– Promover o guarda-redes de Futsal português.

As várias ações tiveram início em Beja e irão decorrer ao longo de vários meses em Bragança, Angra do Heroísmo, Portalegre, Madeira e Évora, junto das ADR’s e em seis estágios de seleções nacionais, nomeadamente, sub15, sub16 e sub17. Nas próximas duas épocas (2018/2019 e 2019/2020) as ações irão estender-se às restantes 16 associações.

João Benedito é o patrono do projeto, guarda-redes português com mais internacionalizações (185), sagrando-se vice-campeão europeu (2010) e estando por três vezes em meias-finais de campeonatos do Mundo e da Europa (3.º lugar em 2000 e 4.º lugar em 2007 e em 2014). Praticante de Futsal na FPF ao longo de 23 épocas, conquistou 21 títulos nacionais como sénior (nove campeonatos, cinco taças de Portugal, seis supertaças e uma Taça da Liga) e esteve por quatro vezes nas meias-finais da UEFA Futsal Cup.

“É um grande orgulho ter sido convidado pela FPF para ajudar ao desenvolvimento do Futsal português e neste caso para a posição específica que ocupei ao longo da minha carreira. Espero poder contribuir para o aparecimento e desenvolvimento de mais e melhores guarda-redes desta modalidade que está em franco crescimento”.

Irão ser integradas ações deste projeto em estágios das seleções masculinas (sub-16, sub-18 e sub-21) e femininas (sub-18 e AA). Pedro Dias revelou que “serão convocados mais três guarda-redes do que é habitual, num total de cinco – os guarda-redes a convocar poderão ser femininos ou masculinos. Também participarão nos estágios três treinadores de guarda-redes de clubes”.

A supervisão técnica do projeto é assegurada pelo Selecionador Nacional Jorge Braz e pelos treinadores nacionais Pedro Pala e Ricardo Azevedo, que serão os elementos em ligação com os coordenadores técnicos das ADR’s.


FOTOS | Manuel Mestre (AFBeja)