A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) certificou sete clubes do distrito de Beja como entidades formadoras. O processo arrancou há sensivelmente um ano, abrindo-se a todas as coletividades promotoras da prática de Futebol e/ou Futsal, com o objetivo de assegurar melhores condições para a formação de jovens atletas.

Na nossa região, integraram o processo quinze clubes, dos quais sete - todos na vertente Futebol - conseguiram a certificação por parte da FPF: Clube Desportivo de Beja e Sporting Clube Ferreirense, como Centros Básicos de Formação de Futebol; Clube Desportivo Praia de Milfontes, Clube de Futebol Guadiana, Despertar Sporting Clube, Sport Clube Mineiro Aljustrelense e Sport Clube Odemirense como Entidades Formadoras com 2 estrelas.

Para além de se tornarem referências na formação de jogadores nas respetivas regiões, os clubes certificados passam a responder às exigências que lhes permitem receber mais dividendos de transferências de atletas por eles formados e participar em campeonatos nacionais a partir da temporada 2020/2021.