Final Four

À imagem da temporada 2018/2019, também esta época as equipas vencedoras das respetivas séries competiram numa Final Four. Apesar de se ter disputado numa fria noite de sexta-feira, foram muitos os que se deslocaram a Castro Verde para assistirem às partidas que definiram quais as duas equipas finalistas da Taça de Honra da 1.ª Divisão.

No primeiro jogo estiveram frente-a-frente duas fortes formações. De um lado o CF Vasco da Gama, do outro o Despertar SC, apresentaram-se com muita intensidade e muito niveladas. Menos nivelado foi o resultado: o Despertar SC venceu por 0-3, com golos de Mário Silva (19') e Miguel Romão (38' e 47'). Pelo meio, destaque ainda para uma grande penalidade favorável ao CF Vasco da Gama, mas defendida pelo guardião adversário.

O segundo encontro opôs CD Praia de Milfontes - que tinha disputado uma partida de desempate da Série C na noite de quarta-feira - e Moura AC. O elevado ritmo do Moura e o cansaço dos homens do Praia de Milfontes fizeram-se notar, apesar da boa réplica da formação comandada por Fernando Candeias. Ainda assim, o Moura começou a construir a vantagem muito cedo, fechando o resultado em 1-6. Matheus Mota (2', 57' e 74'), Lucas Ramos (8'), João Lobo (21') e Enock Frimpong (65') fizeram os golos do Moura AC; Marcos Gonçalves (86') marcou para o CD Praia de Milfontes.

Galeria de imagens: Taça de Honra da 1.ª Divisão - Final Four

 

Final

O relvado natural do Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, recebeu o jogo da grande final da competição. Perante uma boa assistência, à qual se juntaram também os cerca de cem jovens árbitros a participar no XVIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem, Despertar SC e Moura AC protagonizaram uma excelente partida de futebol, marcada não só pela intensidade e qualidade de jogo, mas também pelos momentos de fair play que começaram mesmo antes do apito inicial, com os treinadores das duas equipas a darem o exemplo.

No que ao jogo diz respeito, o Despertar SC entrou melhor e, aproveitando uma falha na defesa contrária, chegou ao primeiro logo aos 4 minutos, por Rúben Borrego. Contudo, a resposta do Moura AC não tardou e aos 11 minutos, Matheus Mota voltou a mostrar toda a sua qualidade, ao apontar o golo do empate. Aos 20 minutos, o mesmo Matheus Mota fez o 1-2, resultado que as duas equipas levaram para o intervalo.

O segundo tempo começou com novo golo do Moura AC: Lucas Santos (57') fez o 1-3. Apesar das tentativas levadas a cabo pelas duas formações para voltarem a mexer com o marcador, a partir daqui foram os guarda-redes a brilhar, com um conjunto de boas intervenções. De assinalar também a substituição forçada na baliza do Moura AC, aos 55 minutos, com Bruno Santos a sair em dificuldades e a dar lugar a Deijair Nunes.

No final, o Moura AC fez a festa e levantou a Taça de Honra da 1.ª Divisão. Fechada esta competição, as equipas concentram-se agora no arranque do Campeonato Distrital, que arranca já na próxima semana.

Galeria de imagens: Taça de Honra da 1.ª Divisão - Final