De 4 a 6 de outubro, realizou-se em Beja a décima oitava edição do Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENAJ), organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF). Ao longo de três dias, mais de 100 jovens árbitros portugueses, 1 árbitro holandês, 1 árbitro italiano e 25 diretores de arbitragem tiveram um conjunto de ações de formação teórica e prática, ministradas por nomes grandes da arbitragem portuguesa.

Olegário Benquerença, Duarte Gomes, Luís Godinho e Sílvia Domingos foram alguns dos oradores deste ENAJ, no qual forma abordados temas como "Ser árbitro no século XXI", "Leis de Jogo e Uniformização" ou "Da base ao topo", dando aos participantes uma perspetiva da evolução da arbitragem e dos desafios no presente e no futuro, tendo também em conta o progresso tecnológico e as novas responsabilidades inerentes à função de árbitro.

 

Para além da componente teórica, este ENAJ contou também com uma componente prática, tanto na vertente de Futebol, como na vertente de Futsal, com o Centro de Treinos da Associação de Futebol de Beja, no Campo Carolina Almodôvar Fernandes e o Pavilhão Municipal de Cuba a receberem os jovens árbitros, que contaram com o apoio à formação de elementos do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja e de alguns árbitros do nosso distrito.

Com a fase final da Taça de Honra da 1.ª Divisão disputada também neste fim-de-semana, houve também oportunidade para estes jovens se deslocarem a Castro Verde para assistirem à final entre Despertar SC e Moura AC.

 

Com também é hábito, os participantes foram colocados à prova em vários testes realizados ao longo do encontro, com os melhores classificados a ganharem o direito de participar em torneios internacionais ou em jogos decisivos das competições da Federação Portuguesa de Futebol. Neste capítulo, destaque para Ana Gonçalves, a representante da Associação de Futebol de Beja neste ENAJ, a alcançar o terceiro lugar na sua categoria, sendo premiada com a participação no jogo da Supertaça de Futsal Feminino.

Este foi o primeiro Encontro Nacional do Árbitro Jovem realizado com a marca da recém-criada Academia APAF, que tem por objetivo alargar o conceito de formação aplicado no ENAJ e levá-lo, sempre que necessário, aos núcleos de arbitragem ou às associações distritais e regionais de futebol.

Beja despediu-se do XVIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem, mas a próxima edição já está a ser preparada e vai ser recebida por Castelo Branco.

Vídeo: XVIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem