As diversas entidades responsáveis pela atribuição do cartão branco em Portugal (IPDJ, PNED e CAJAP), fizeram na última quinta-feira um balanço positivo da atividade desenvolvida durante a época 2018/19. Numa cerimónia que decorreu no Museu do Desporto em Lisboa, e que contou com a presença da Federação Portuguesa de Futebol e de outras entidades, entre as quais a Associação de Futebol de Beja, que desde a primeira hora foi parceira deste projeto de promoção da ética e do fair play no desporto, foram apresentados os números principais, destacando-se a exibição de 522 cartões brancos ao longo da temporada, o que soma um total de 2.041 desde o início da iniciativa, em 2015.

O presidente do IPDJ, Vítor Pataco, foi o autor da intervenção inicial, destacando o papel de todos os intervenientes na mudança de mentalidade que se pretende para o desporto em Portugal no que ao respeito pelos adversários e pelo jogo diz respeito. André Carvalho, do PNED, apresentou os números do ano, destacando um aumento dos cartões brancos mostrados a treinadores. Luciano Gonçalves, líder da APAF, em representação da CAJAP, enalteceu a iniciativa.

 

Nesta cerimónia de balanço da temporada 2018/2019, foram também distinguidos algumas entidades e árbitros nacionais, entre os quais João Lopes, árbitro da Associação de Futebol de Beja.

A destacar ainda, a assinatura de memorandos de adesão de mais 14 entidades, entre as quais se destacam as Associações de Futebol do Algarve, Horta, Madeira e Ponta Delgada.