Finalizado o Processo de Certificação da temporada 2020/2021, o distrito de Beja voltou a ter onze clubes distinguidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). As boas classificações deste ano, colocam alguns destes clubes em boa posição para ambicionarem a subida no nível de classificação já na próxima temporada.

Neste lote e na vertente de Futebol, Clube Desportivo de Beja, Despertar Sporting Clube, Clube Desportivo Praia de Milfontes, Clube de Futebol Vasco da Gama, Futebol Clube Castrense, Futebol Clube de Serpa, Moura Atlético Clube mantiveram a certificação como entidades formadoras de duas estrelas, grupo ao qual se junta esta época o Sporting Clube Ferreirense. Juventude Clube Boavista e Ourique Desportos Clube asseguraram a certificação como Centros Básicos de Formação de Futebol. No que diz respeito ao Futsal, o Grupo Desportivo e Cultural da Baronia manteve a classificação como  entidade formadora com duas estrelas.

O processo de certificação de entidades formadoras está aberto a todas as coletividades promotoras da prática de Futebol e/ou Futsal, com o objetivo de assegurar melhores condições para a formação de jovens atletas. Para além de se tornarem referências na formação de jogadores nas respetivas regiões, os clubes certificados passam a responder às exigências que lhes permitem receber mais dividendos de transferências de atletas por eles formados e participar em campeonatos nacionais